segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Esporte coletivo

Uma das grandes satisfações em se praticar um esporte é compartilhar, os esforços, as conquistas e vitórias com os companheiros. Além do aspecto desportivo e lúdico, estas modalidades desenvolvem o trabalhar em equipe, o desenvolvimento de lideranças, o sentido que pessoas com habilidades diferentes, mas complementares, podem juntos atingir seus objetivos. Isto faz com que os esportes coletivos tenham funções sociais importantes e sejam os mais populares em todo o mundo. Os mais conhecidos são o futebol, voleibol e basquetebol, cujos torneios arrastam multidões nos estádios ou em transmissões televisivas.

Todavia, existem outros esportes coletivos, que a nós podem parecer curiosos e divertidos. Vamos ver de perto cinco deles. Hoje vamos começar com a Queimada, a longo dos próximos posts citaremos mais alguns pra você conhecerem e quem sabe reunir a turma e experimentar.

Queimada


Este esporte tem vários nomes, conforme a região do Brasil, podendo ser chamado de Caçador, Baleada, Matada, Cemitério ou Carimbada, além de muitos outros. Muitos o consideram mais uma brincadeira que um esporte, mas sua forma norte-americana, o dodgeball ou prisionball, tem campeonatos sérios organizados e federações ativas. Embora existam variações nas regras, a queimada normalmente é praticada em uma quadra retangular dividida ao meio com uma área no fundo de cada metade, chamada de cemitério, barra ou prisão. As equipes se dividem em suas metades do campo e após uma disputa inicial da bola, a equipe tenta eliminar ou “fazer prisioneiros” no time adversário os acertando com boladas. Vence o grupo que aprisionar todos os jogadores adversários. Dependendo da norma adotada, o jogado eliminado fica no cemitério e pode continuar atingindo seus adversários sempre que em posse da bola e até voltar ao seu campo. Esta modalidade exige boa coordenação, rapidez e força, sendo muito praticado em escolas de todo o Brasil.



 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário