Conheça o sandboard
O esporte é a versão tropical do snowboard
Foto: Arquivo Rafael Marendino
Os atletas que praticam são chamados de sandboarders, eles deslizam sobres as dunas em pé em uma prancha realizando manobras, com obstáculos e saltos em rampas.
Quando esse esporte radical surgiu eram usadas pranchas quebradas, placas de madeira e até papelão para descer sob as areias. Hoje em dia os equipamentos estão muito mais profissionais e semelhantes aos do snowboard feitos com fibra de carbono, mais leves e resistentes. Os modelos de pranchas profissionais diferem de acordo com a modalidade, tamanho e peso do atleta, mas normalmente medem 1,40 cm de altura por 25 à 28 cm de largura.
Nos últimos anos o sandboard vem crescendo cada vez mais e o número de praticantes também. Rafael Marendino, além de ser atleta da modalidade, dá aula para iniciantes e turistas na cidade carioca de Cabo Frio. Ele começou a praticar o esporte há cerca de 20 anos e já participou de diversos campeonatos nacionais e internacionais, entre eles o Brasileiro, o Sulamericano e o Mundial de Sandboard.
Para o Rafael a modalidade agrada à todos, pois consegue trabalhar o corpo ao mesmo tempo em que reúne turismo pelas belas paisagens e muita diversão. "Todos os esportes de aventura e da natureza são contagiantes e prazerosos e com o sandboard não é diferente. Além da interação com o meio ambiente, existe a sensação de descer pelas dunas que são moldadas pelos ventos, o belíssimo pôr do sol e a emoções que o local e a prática do esporte oferecem". O sandboard além de trazer essa harmonia com a natureza é também uma oportunidade de desafiar seus limites, afinal não é todo mundo que tem coragem de deslizar por dunas imensas em alta velocidade.
As dunas ideais para surfar devem ter pelo menos 30˚de inclinação para uma descida mais emocionante. Ficou interessado? Aqui no Brasil é possível praticar a modalidade em várias cidades, o Webrun listou algumas:
1. Fortaleza, CE
Foto: Flickr/CC BY 2.0
2. Garopaba, SC
Foto: Flickr/CC BY 2.0
3. Florianópolis, RS
Foto: Flickr/CC BY 2.0
4. Natal, RN
Foto: Flickr/CC BY 2.0
5. Cabo Frio, RJ
Foto: Arquivo Rafael Marendino
Nenhum comentário:
Postar um comentário