sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Mountain Bike

 História do Mountain Bike

Apesar da história da bicicleta ser antiga, o mountain-bike só foi surgir mesmo no final da década de 70, quando um grupo de ciclistas começou a descer as trilhas da montanhas da Califórnia, nos Estados Unidos.



Como as bicicletas da época não eram suficientes para as descidas, os atletas começaram a utilizar as bikes cruisers, menores e mais resistentes. A partir daí, foi só adaptar alguns componentes como freios mais fortes, câmbio e pneus especiais, e nascia um novo modelo de bike.

Com o crescimento do esporte as primeiras provas começaram a ser organizadas. Mas a mais importante foi, sem dúvidas, o Repack Downhill, um downhill realizado nos finais de semana em Mount Tamalpais, na Califórnia.

A criação da Mountain Biker, a primeira empresa a produzir bicicletas especiais em escala industrial, foi um divisor de águas no esporte e mudou para sempre o esporte. As bicicletas foram fabricadas no Japão e o sucesso de vendas foi mundial.



No Brasil o mountain-bike começou a surgir como esporte no início dos anos 80, quando surgiram os primeiros campeonatos. Com a abertura do mercado brasileiro aos produtos estrangeiros no início dos anos 90, a concorrência fez com que a evolução da tecnologia aumentasse muito.

Muitas competições acontecem pelo país, com um nível técnico cada vez melhor. Mesmo que os atletas estrangeiros ainda mostrem certa superioridade, cada vez mais os brasileiros estão chegando junto e incomodando nos campeonatos.

Sempre utilize todos os equipamentos de segurança. Eles são fundamentais, até porque os tombos fazem parte do mountain-bike.


Onde praticar o Mountain Bike

O fator essencial do mountain-bike é o contato com a natureza. O Brasil oferece opções para todos os gostos. O mais importante é saber o seu nível e procurar o local que mais se adapte.

Existem clubes e associações que organizam competições e passeios que são uma ótima forma de iniciar no esporte. O mais conhecido local de mountain-bike é o Estado de Minas Gerais, considerado a capital nacional.

Uma dica importante é sempre olhar ao redor. Não se esqueça de que às vezes você pode estar ao lado de um trilha maravilhosa e nem sabe disso.
 

Fonte: http://oradical.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário