segunda-feira, 25 de abril de 2016


Brasileira se torna primeira mulher a alcançar topo do Aconcágua num dia

Fernanda Maciel entra para a história ao subir e descer a maior montanha da América em 14 horas: "Minhas mãos e pés estão totalmente congelados", brinca atleta mineira

A ultramaratonista Fernanda Maciel entrou para a história dos esportes radicais. A atleta mineira se transformou na primeira mulher da história a chegar até o topo do Aconcágua, na Argentina, e descer em menos de um dia. Ela atingiu tal feito ao largar do acampamento base em Plaza de Mulas, alcançar o cume da maior montanha da América e retornar ao acampamento em 14 horas.

Fernanda Maciel na corrida rumo ao topo do Aconcágua (Foto: Gustavo Cherro / Red Bull Content Pool)

O Aconcágua possui 6.962 metros de altitude. Durante o trajeto de ida e volta partindo do acampamento base (4.350m), Fernanda encarou diversos desafios naturais, como uma forte tempestade de neve, muita lama e ventos acima de 90 km/h.

Fernanda Maciel confere estratégia de subida (Foto: Gustavo Cherro / Red Bull Content Pool)

- Estou absurdamente feliz de ter batido esse recorde porque, este ano, as condições climáticas aqui estão mais difíceis do que nunca. Minhas mãos e pés estão totalmente congelados e acho que vão demorar uns dois meses até voltar ao normal - comentou a brasileira, que percorreu 34km de distância para obter o feito.


Essa foi a segunda tentativa de Fernanda para estabelecer o recorde. A primeira foi em janeiro de 2015, quando ela se viu forçada a desistir por problemas de saúde quando estava a cerca de 6 mil metros de altitude. Agora a brasileira pensa em aumentar a marca, saindo da porta do parque (2.850m).


- Estou falando todos os dias com o pessoal que está lá para saber como estão as condições climáticas. Assim que souber de uma brecha com o clima bom, quero tentar de novo largando da porta do parque - garantiu.

 
Partindo do acampamento base, Fernanda Maciel foi e voltou em 14 horas (Foto: Gustavo Cherro / Red Bull Content Pool)

 
Condições foram severas para Fernanda Maciel (Foto: Gustavo Cherro / Red Bull Content Pool)

 
Fernanda Maciel quer aumentar o recorde que obteve no Aconcágua (Foto: Gustavo Cherro / Red Bull Content Pool)

Fonte: http://globoesporte.globo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário