quinta-feira, 30 de junho de 2016

Dive Trip – Mergulhos em San Andrés e Providência



Esse post é para fornecer algumas informações que podem auxiliá-lo na sua dive trip a Sán Andrés ou simplesmente sanar a sua curiosidade sobre o assunto. Apesar da Ilha de San Andrés ter aproximadamente 40 pontos de mergulhos conhecidos não é tão frequente encontrarmos informações sobre o tema scuba, então segue a minha experiência.
A Ilha de San Andrés é a maior das três ilhas que formam o arquipélago de San Andrés, Providência e Santa Catalina que pertence à Colômbia. Tem 26 km² e 30 km de perímetro com pavimento de boa qualidade para fazer a volta de carro ou bicicleta.



A primeira impressão que temos quando colocamos esse destino no mapa é que uma ilha com esse porte, situada a 775 km da costa colombiana e 191 km da Nicarágua, é que lá encontraremos uma ilha com pouca infraestrutura e quase intocada pelo homem, porém isto não procede, a ilha tem 90.000 habitantes e a maior parte se localiza no norte da ilha, no centro urbano chamado North End, esse bairro, por assim dizer, abriga inúmeras lojas, hotéis, ressorts, restaurantes e um passeio de pedestres (calçadão) que fica à beira mar na praia de Spratt Bay. A minha chegada no fim de semana foi um susto grande, já no desembarque do aeroporto tem uma fila gigante pra conferência de documentos e registro de entrada na ilha, a minha coincidiu com a chegada de outro avião e a fila durou 1h30. Aluguei um apartamento próximo ao final do calçadão no lado leste.



No fim de semana a cidade é movimentada e a peatonal (calçadão) fica lotada como as praias brasileiras mais movimentadas, muita gente bebendo ao ar livre e ouvindo reggaeton.
Admito que para a finalidade da minha viagem fiquei um tanto desapontado, peguei uma bike emprestada onde estava hospedado e saí para fazer a volta à ilha pela tarde. O restante da ilha é bonito, existem outras praias menos movimentadas, em Rocky Cay fiz snorkeling em um pequeno recife em um navio encalhado já tomado por peixes e corais, nesse dia a água estava extremamente límpida e foi possível ver muitos peixes, três dias depois voltei ao mesmo local e não tive a mesma sorte. O passeio de bike vale a pena e são apenas 30 km, a ilha é totalmente plana no trecho pavimentado. Em seguida visitei a operadora de mergulho que conversei pela internet e se mostraram bem atenciosos, já havia ouvido bons comentários a respeito deles, agendamos o mergulho para o dia seguinte.



A Operadora de Mergulho

A operadora se chama Banda Dive Shop e fica no saguão do Hotel Lord Pierre, bem próximo da maioria dos hotéis, muito profissionais, quem administra e faz as saídas são os proprietários Glória e Luís Banda. Apesar de não ter conhecido outras operadoras posso dizer que esta faz um serviço impecável, equipamentos de boa qualidade, boa lancha e pontualidade, é só chegar lá na hora combinada entrar no barco e eles se encarregam de tudo. 

Os Mergulhos

No primeiro dia de mergulho conheci pessoas que estavam há alguns dias mergulhando com eles, aqueles não pouparam elogios tanto à operadora quanto aos pontos de mergulho em Sán Andrés, nesse momento tive a impressão de ter ido ao local certo, e quando entrei na água tive a certeza. O primeiro point, que por um lapso não registrei no meu log, se chama Las Esponjas, visibilidade de uns 25 metros e formações coralinas impressionantes, a água em San Andrés tem uma temperatura média de 27º e é comum não usar roupas de borracha, depois de alguns mergulhos percebi que o ideal é usar uma lycra de manga longa, pois mesmo com a temperatura amena depois de 1 hora de fundo começa-se a sentir um pouco de frio.



Depois deste mergulho decidi fazer o curso Padi Advanced com o Luís e aproveitar outras opções de mergulho pela ilha. Uma decisão muito acertada, tive a oportunidade de fazer um mergulho noturno e ver diferentes espécies de animais, um profundo de 40 m e um multinível, com uso do computador.

Os dias que se sucederam foram excelentes em mergulho, apesar de setembro ser a época de chuvas no caribe, choveu somente um dia e foi por 5 minutos. Durante estes dias eu pensava que não fosse pelo mar eu não teria nenhum motivo para ficar por mais de dois dias na ilha.

Abaixo tem um resumo do meu log em San Andrés:

Sán Andrés

Visibilidade
Data Local Profundidade Tempo de fundo
21.09.2014 Punta Padi 23 m 45′ 25 ~ 30 m
21.09.2014 Bajo Bonito 13 m 46′ 25 ~ 30 m
22.09.2014 La Montañita 20 m 45′ 25 ~ 30 m
22.09.2014 La Pirâmide 15 m 45′ 30 ~ 35 m
22.09.2014 La Pirâmide 15 m 42′ noturno
23.09.2014 Trampa Tortuga 40 m 41′ 20 ~ 25 m
23.09.2014 Cantil del Hospital 12 m 41′ 20 ~ 25 m
24.09.2014 Blue Wall 40 m 40′ 25 ~ 30 m
24.09.2014 Barco Hundido 15 m 40′ 20 ~ 25 m
25.09.2014 Mesón del Pescador 35 m 54′ 20 ~ 25 m
25.09.2014 La Pirâmide 10 m 47′ 25 ~ 30 m

Providência

Providência sim é uma ilha que atende às expectativas de quem procura um lugar isolado, a civilização é bem dispersa e mesmo o centro é muito pequeno, diria que não é um lugar para se explorar o turismo fora de suas águas. As pousadas/hotéis são bons, confortáveis e com preços atraentes se comparado à San Andrés, chegando a ilha procurei a operadora que o Luís havia me indicado.



A Operadora

Em Providência as saídas foram feitas com a Felipe’s Diving, com instalações bem mais modestas que as de San Andrés. Quem me acompanhou na maior parte das saídas foi o irmão do Felipe, o Ignácio Cabeza, um cara gente finíssima muito bom mergulhador e parceiro até pra dar uma volta pela cidade. Mas a pegada aqui é diferente, pode ser que algumas pessoas não gostem muito. Você mesmo pega suas nadadeiras, colete, monta seu equipamento, leva os cilindros pro barco e depois os retira, enxagua o equipamento e pendura no cabide. 

Os mergulhos em Providência

Os mergulhos aqui são bem diferentes dos de San Andrés, pelo menos no locais onde fui, a visibilidade também é muito boa, porém não se vê aquela micro fauna que passei dias observando na outra ilha, aqui o foco são os tubarões Black Tips e Grey, muitos deles! Grandes e curiosos, mergulhar com eles é uma experiência fenomenal.



Para quem gosta de mergulho livre é bom pegar um barqueiro que te leve até o Jardim das Margaridas lugar onde se vê muitas espécies diferentes, Tubarões Lixa, Arraias, Tartarugas e deve tem uma profundidade de 5~7 m muito bom pra ir ao fundo, mas pode-se ver tudo de cima também.

Resumo do meu log em Providência:

Providência

Visibilidade
Data Local Profundidade Tempo de fundo
27.09.2014 Confusión 24 m 47′ 15 ~ 20 m
27.09.2014 Cantil Santa Catalina 19 m 43′ 20 ~ 25 m
28.09.2014 La Cueva 35 m 45′ 25 ~ 30 m
28.09.2014 Las Mantas 12 m 47′ 25 ~ 30 m
29.09.2014 Turtle Rock 33 m 47′ 20 ~ 25 m
29.09.2014 El Convento 20 m 40′ 20 ~ 25 m


Se eu pudesse dar dicas para quem vai a San Andrés e Providência com o intuito de mergulhar seriam as seguintes:

1. Faça um seguro de saúde, fiz com a Mondial e eles foram bem desburocráticos quando precisei de reembolso médico.

2. Faça os seus mergulhos com a Banda Dive Shop em Sán Andrés.

3. Dentre os passeios mais turísticos que não envolvem mergulho, o que melhor ouvi falar é o que vai para a Ilha de Cayo Bolivar.

4. Quando for a Providência faça um trecho de Catamarã que leva 3 horas e faça o outro de avião. (Eu acabei fazendo os dois de avião pois achei uma informação desencontrada na internet que dizia ser o trecho de Catamarã de 8 horas).

5. Em Providência faça os seus mergulhos com o Felipe’s Diving se você gostar de autosuficiência.

6. Faça um snorkel em Jardim das Margaridas e vá até a Cabeça de Morgan, lá é possível fazer snorkel também.

7. Não deixe para comprar equipamentos nas ilhas pois não há esse tipo de lojas.

8. Leve uma câmera estanque, ou compre no Duty Free em Bogotá, que é pelo menos 10% mais barato que em San Andrés.
Fonte: mundocrux.com.br

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Esportes – Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar

esportes - benefícios do esporte para o bem estar


Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar

O interesse inicial não varia muito: emagrecer, deixar os músculos durinhos ou, em raros casos, melhorar a flexibilidade são os objetivos da maioria dos alunos que começa a praticar alguma atividade física. O que poucos deles sabem – e que gera uma surpresa deliciosa conforme os treinos avançam – são os benefícios emocionais do esporte. “Fazer exercícios pode melhorar a autoestima, combater a indisposição e até mesmo melhorar a memória”, diz o educador físico e fisiologista do exercício Gustavo Lopes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Veja por que fazer exercícios com regularidade eleva seu astral.

Aumenta o convívio social

“Esportes coletivos facilitam o convívio social, já que a prática depende da interação entre os alunos”, afirma o educador físico e fisiologista do exercício Gustavo Lopes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ele conta que mesmo os esportes considerados individuais, como corrida ou natação, têm modalidades em grupo ou podem ser praticados em companhia de outras pessoas. “Nesse caso, o esporte também é uma oportunidade para fazer amigos novos”.

Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar
Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar

Autoestima

O convívio com outras pessoas que praticam esportes e as modificações que a atividade física promove no corpo, deixando-o mais forte e saudável, também influenciam na forma como você se vê no espelho. “O maior impacto acontece com pessoas que estavam muito acima do peso e passam a se enxergar de outra maneira depois de começar os esportes”, afirma o educador físico Fábio Miranda, coordenador do Centro de Wellness do Instituto Wilson Mello. Além disso, as conquistas do esporte proporcionam muita confiança, o que tem interfere de forma positiva na autoestima.

Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar
Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar

Xô indisposição!

Quem pratica esporte garante: a atividade física é inimiga número um da preguiça. O exercício cansa o corpo durante sua a realização, mas o efeito nas horas restantes é inverso: sobra disposição para o trabalho e para o lazer. “Durante qualquer atividade física, o cérebro libera endorfina, hormônio responsável por diminuir o estresse, deixando você mais relaxado e disposto”, afirma Fábio.

Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar
Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar

Diminui a ansiedade

A prática de exercícios físicos já vem sendo estudada como parte do tratamento contraansiedade. O fisiologista Gustavo Lopes, entretanto, afirma que essa relação ainda não está totalmente comprovada. “Mas tudo indica que a concentração no treino ajuda a esquecer, por algum tempo, os problemas geradores de ansiedade e isso já desponta como um grande benefício”.
Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar
Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar

Memória afiada

De acordo com uma pesquisa feita pela Unicamp, praticar esportes como artes marciais, dança, natação e corrida pode favorecer o bombeamento de sangue para o cérebro e outras partes do corpo, além de estimular a criação de novas sinapses (conexões entre os neurônios) e aumentar a capacidade de comunicação entre as células nervosas. Tudo isso deixa o raciocínio mais rápido e melhora a memória, prevenindo contra doenças como Alzheimer e outras demências.

Melhora o humor

Os exercícios físicos aumentam os níveis de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis por melhorar o humor. A psicóloga e terapeuta comportamental Denise Diniz, coordenadora do Setor de Estresse e Qualidade de Vida da Unifesp, conta que o organismo só funciona corretamente se houver equilíbrio entre o físico e o psicológico. “Quando uma pessoa triste ou desanimada consegue ânimo para se exercitar, também consegue ânimo para superar dificuldades psíquicas, como a depressão“. “A distração, o convívio social, a recreação e a energia que o treino proporciona também contribuem para o bom humor”, afirma Gustavo Lopes.
Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar
Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar

Dormindo melhor

Um estudo da American College Sports Medicine (EUA) descobriu que a prática diária de , pelo menos, 30 minutos de atividade física faz você dormir melhor e com mais facilidade. Noites mal dormidas podem levar a problemas como cansaço durante o dia, redução da memória e até depressão. Os especialistas associam a endorfina como a responsável pelas boas noites de sono. “A atividade física proporciona um sono mais profundo, deixando o corpo mais descansado e com mais disposição para o dia seguinte”, afirma o fisiologista. “Mas o ideal é realizar os exercícios no mínimo quatro horas antes de dormir, pois a elevação da temperatura corporal pode dificultar o sono”.
Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar
Benefícios do Esporte para o seu Bem Estar

sábado, 25 de junho de 2016

Pedro Barros leva ouro nos X Games

Brasil volta a subir ao lugar mais alto do pódio no Texas com volta quase perfeita


Depois da skatista Pâmela Rosa conquistar sua medalha de ouro no feminino nos X Games em Austin, no Texas, foi a vez de seu compatriota Pedro Barros também subir ao lugar mais alto do pódio. Com um volta quase perfeita, ele ficou a frente de Curren Caples e Chris Russel e saiu muito aplaudido da pista.



Pedro Barros vence os X Games (Foto: Ezra Shaw/Getty Images)


A volta que deu a vitória ao skatista brasileiro foi justamente sua primeira tentativa. Ele conseguiu nota 90.33 logo de cara. A segunda pontuou 78.00, e a terceira, 46.00. Caples, que terminou em segundo, teve 87.66 como melhor nota. Russell fez 83.33.


Fonte matéria: http://globoesporte.globo.com.br

terça-feira, 21 de junho de 2016

As maiores cachoeiras do Brasil para você conhecer



Listamos as 10 cachoeiras maiores do Brasil, confira:

1ª Colocação – Cachoeira do El Dorado – 353 metros

Localizada na Serra do Curupira-AM, reclama sua posição como a primeira colocada por possuir a maior queda livre de água do país.



Obs: muitas vezes a cachoeira do Aracá pode ser mencionada como sendo a maior do Brasil, no entanto, ela não possui queda livre e sim corredeiras.


2ª Colocação – Cachoeira de Fumaça – 340 metros

Localizada na maravilhosa Chapada Diamantina (BA), a cachoeira possui duas formas de ser vista. Por cima, percorrendo uma trilha de 3 horas até seu topo, ou por uma trilha que passa por baixo e por cima, com duração de 3 dias.





Dá até pra fazer um BASE jump

3ª colocação – Cachoeira do Tabuleiro – 273 metros

Localizada no meu maravilhoso estado de Minas Gerais, a cachoeira fica localizada no município de Conceição do Mato Dentro. Para atingir a base da cachoeira, deve-se caminhar uma boa parte pelo leito do rio, tornando o passeio ainda mais inesquecível.


Fonte: Pousada Gameleira

Fonte: Viagem para Solteiros



4ª Colocação – Cachoeirão – 270 metros

Passei o dia todo reclamando da chuva que caia no Paty, na Chapada Diamantina (BA). No decorrer da trilha comecei a ouvir um forte barulho de água caindo. De repente me deparei com o Cachoeirão que, por causa da chuva, contabilizava não somente uma, mas sim 12 cachoeiras, uma ao lado da outra. Não achei esta cachoeira em nenhuma lista mas, de acordo com o Cley (guia da região), ela possui 270 metros.







5ª Colocação – Salto São Francisco – 196 metros

Já falamos bastante dela em um post anterior sobre Prudentópolis. Uma linda cidade, de colonização Ucraniana, localizada no interior do estado do Paraná, que possui cachoeiras por todos os lados. O acesso à esta cachoeira, em particular, é bem difícil e longo mas vale a pena todos os perrengues. Além disso recomendamos fazer um rapel por lá!





6ª Colocação – Cachoeira Casca D’Anta – 186 metros

Localizada na Serra da Canastra (MG). Em alguns sites diz possuir 186 metros de altura, em outros, 200 metros. É um lugar que realmente vale a pena conhecer. Na verdade, a serra inteira é um lugar extraordinário de se conhecer.


Fonte: CampingNatureza


Fonte: SilvaSabrina


7ª Colocação – Cachoeira da Água Branca – 180 metros

A cachoeira fica no Parque Estadual da Serra do Mar em Ubatuba-SP.


Fonte: AmigosdoTrekking


8ª Colocação – Salto do Itiquira – 168 metros

Localizada no Parque Municipal do Itiquira, em Formosa-GO, a cachoeira possui acesso extremamente fácil ao turistas. Conta com estacionamento, lanchonete, etc. ou seja, tudo o que você não quer ter por perto quando está em uma cachoeira.


Fonte: Guiabrasilia


9ª Colocação – Cascata do Caracol – 130 metros

Localizada no belíssimo Parque Estadual do Caracol, em Canela-RS. Para chegar até ela, deve-se descer 751 degraus e na volta, obviamente, subi-los. A Cascata do Caracol vale cada degrau, na verdade subiria 3 vezes ou mais essa altura para poder contemplá-la.






10ª Colocação – Salto São Sebastião – 130m de altura.

Voltando à Prudentópolis, encontramos a São Sebastião, uma linda cachoeira de 130 metros. De qualquer forma, o Camping mais bonito que uma pessoa pode ir e tem a São Sebastião como visual.



sexta-feira, 17 de junho de 2016

Sobre Futebol freestyle


                             


Futebol Freestyle é uma variante do futebol em que um jogador realiza manobras (tricks) com uma bola ou a equilibra em várias as partes do corpo,ele se baseia na arte de compor sequências de manobras, tentando unir controle, criatividade e dificuldade utilizando o corpo todo em interação com a bola. É um esporte que vem se desenvolvendo rapidamente, que está ganhando seu espaço se consolidando como um esporte de alto nível e ganhando novos praticantes a cada dia.

Também chamado de Street Style (Futebol Estilo Livre), é um modo de mostrar habilidades de várias maneiras, teve influências de Maradona e só ganhou importância de 2005 (aproximadamente) em diante, talvez pelos vídeos feitos pelos jogadores Ronaldinho Gaúcho e Cristiano Ronaldo, que tiveram grande repercussão na mídia. No entanto o praticante do freestyle não precisa ser um bom jogador de futebol, por ser considerado por alguns praticantes um esporte diferente, onde o que conta mais é a concentração, equilíbrio e perseverança. Os Freestylers, como são conhecidos, são pessoas com faixa etária de 13 a 35 anos.

"Freestylers" fazem várias apresentações, em programas de TV, eventos esportivos, eventos corporativos, feiras, shows, etc.

Devido ao seu rápido crescimento nos últimos anos o Futebol Freestyle já tem uma federação internacional, conhecida como F3, fundada em 2009 para representar o esporte e hoje conta a inscrição de 80 países em todo o mundo.

Em 2011 foi realizado na cidade de Kuala Lumpur em Singapura o primeiro campeonato mundial realizado pela Federação internacional de Futebol Freestyle com 16 atletas de várias partes do mundo, no qual o atleta inglês 'Andrew Henderson' sagrou-se campeão.

O Brasil teve sua Federação fundada em setembro de 2010, a Federação Brasileira de Futebol Freestyle, também conhecida pela sigla FBFF, realizou o primeiro campeonato brasileiro de futebol freestyle em agosto de 2011 na cidade de São Paulo e sagrando o atleta 'Pedro Oliveira' como o 1º campeão brasileiro de Futebol Freestyle em um campeonato oficial no Brasil em uma final contra o capixaba Murilo Pitol. Em julho de 2012 foi realizada a 2ª edição onde, novamente, o atleta 'Pedro Oliveira' sagrou-se campeão brasileiro (bicampeão) na final contra Jonathas Bonela.

Entretanto existem outros campeonatos realizados ao redor do mundo e no Brasil por empresas e/ou marcas como a SONY e a RED BULL que tem um grande interesse neste esporte por ser um esporte que impressiona muito visualmente e trazem um grande retorno em publicidade para as empresas que investem em campeonatos da modalidade.

O Futebol Freestyle é um esporte muito complexo com um número incontável de combinações, manobras e variações existentes e que cresce e se desenvolve mais a cada dia.

Dentro do futebol freestyle o praticante pode realizar manobras de várias maneiras, sentado, deitado, com a bola no chão, etc. E para facilitar a compreensão do esporte e suas variáveis, as manobras ficaram dividas em basicamente 4 estilos diferentes, Sit Down, Upper, Lower e Ground Moves.

Sit Down

é o estilo que se faz sentado se utilizando muito de tricks rápidas e de variações bem características do Sit Down como o uso da canela e da sola dos pés. No Sit Down no começo fazia uso muito das variações copiadas do Lower mais em pouco tempo desenvolveu suas próprias características.

O Upper

se consiste em realizar manobras com a parte superior do corpo (cabeça, ombros, peito, nuca e rosto). No Upper basicamente se utiliza de muito controle e equilíbrio, as tricks são basicamente o nome em inglês de cada parte do corpo onde se equilibra a bola.
Lower

O Lower

é o estilo que se faz em pé com a parte inferior do corpo. As manobras são realizadas utilizando os pés, joelhos, calcanhares e canela. O Lower é o estilo mais conhecido do Futebol Freestyle, no lower existe uma variação muito grande de tricks e de estilos diferentes. As manobras mais simples concentram-se geralmente em passar a perna entorno da bola. Novas manobras são criadas a partir da combinação das já existentes e tudo varia de acordo com a criatividade e estilo de cada um.


Ground MovesGround

Moves são tricks realizadas com a bola em contato com o chão. O Ground Moves é muito conhecido pois o estilo é baseado em movimentos feitos como se estivesse driblando um oponente. Grande parte dos praticantes do Ground Moves são os Freestyler’s que além de praticar o Futebol Freestyle também gosta muito e faz o chamado Street Soccer que é um futebol adaptado onde se vale mais dribles do que gols.


 

 



 



Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_freestyle

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Psicobloc – Uma união de Força, Coragem e Adrenalina!



Hoje vamos apresentar mais um esporte radicial para você apreciar, com vocês o Psicobloc, um esporte que une força, coragem e muita adrenalina.

Força: Não é qualquer um que consegue escalar uma montanha apenas na força dos braços e das pernas;

Coragem: Também não é qualquer um que tem a coragem que os Amantes de Psicobloc tem;

Adrenalia: Resultado de todo esforço (força + coragem), sendo finalizado com um salto nas águas de um rio.

Para você que nunca ouviu falar do Psicobloc, vai aí uma breve explicação:

Não se trata de um montanhismo ou escalada que necessite de equipamentos de segurança e sim escaladas no estilo “Deep water soloing”, mais conhecido como “Psicoblocs”, onde o escalador só usa sapatilhas e em caso de quedas, cai sobre a água.

E aí, curtiu este esporte radical?


sábado, 11 de junho de 2016

Salto de Penhasco: história, regras e curiosidades


alt

É isso mesmo! O Salto de Penhasco, modalidade com Federação Internacional (WHDF) e tudo, é um esporte perigoso e de alto risco. Nessa modalidade, o atleta busca a perfeição acrobática do mergulho na água após saltar de um penhasco íngreme e executar combinações difíceis através de piruetas e cambalhotas à medida que caem verticalmente na água.

alt

Os elementos necessários para um bom salto são a altura, o ângulo, a velocidade e a posição do salto. A execução bem definida das posições anunciadas aos juízes para o mergulho, como o pike (carpado), tuck (grupado) ou split, além do deslocamento limitado de água quando o atleta entra nela.

alt

Geralmente os eventos ocorrem em penhascos bem verticais e também em locais onde a profundidade da água seja no mínimo de 5 metros. A altura deste penhasco tem um padrão que varia de 23 a 28 metros de altura para homens e de 18 a 23 metros para as mulheres.

Regras gerais nos eventos internacionais

 

alt

Em eventos internacionais, uma plataforma de 1 metro de comprimento é colocada além da parede do penhasco, embora alguns mergulhadores prefiram saltar diretamente do paredão.

alt

Cada competidor tem direito a dar três saltos. Um grupo de cinco juízes dão notas que vão de 0 a 10. A nota mais alta e a mais baixa são excluídas e a soma das três notas remanescentes é multiplicada pelo grau de dificuldade atribuído ao mergulho tentado.

alt

O grau de dificuldade de cada mergulho é determinado pela soma de notas preestabelecidas a cinco categorias diferentes: salto, saltos mortais, piruetas, número de posições em pleno ar e a entrada na água. No final das três rodadas, vence o mergulhador que obter o maior número de pontos combinados.

História e curiosidades desse esporte

 

alt

De acordo com o Livro dos Esportes, os primeiros indícios do surgimento deste esporte aconteceu entre os anos de 1710 a 1794, através do rei Kahekili (o último rei independente de Maui, segunda maior ilha do Havaí), que era admirador de um esporte chamado 'lele kawa', que traduzindo significa 'pular de penhascos altos e entrar na água com os pés primeiro sem fazer barulho'. Com a pratica do esporte sendo seguida por novas gerações, os havaianos transformaram o lele kawa num esporte, julgando o estilo de salto e a quantidade de água deslocada na entrada.

alt

Apesar de ter mais de três séculos, foi apenas em 1997, na Suíça, que o primeiro campeonato mundial de salto de penhasco foi realizado, sob os cuidados da Federação Internacional de Salto de Penhasco (WHDF), fundada um ano antes do evento. O vencedor do primeiro mundial foi Dustin Webster (foto acima), dos EUA, com uma pontuação de 248,04.

alt

Já o colombiano Orlando Duque (foto acima), que é considerado um dos saltadores de penhasco mais elegantes de todos os tempos, foi o responsável por executar "o mergulho perfeito". O feito aconteceu no ano 2000, em Kanolu, no Havaí, quando conquistou o mundial. Orlando executou uma cambalhota dupla de costas com quatro piruetas para receber a nota 10 de todos os juízes. Esse título foi apenas o primeiro dos três que viria a conquistar em sequência nos anos seguintes, tornando-se o único mergulhador a realizar tal façanha. Orlando é até hoje o principal nome desse esporte.

alt

Como curiosidade, em cada salto o mergulhador pode atingir uma velocidade que varia de 75 a 100 km/h, podendo ter um impacto na água nove vezes maior do que o causado por um mergulho de uma plataforma padrão de 10 metros dos saltos ornamentais.