sexta-feira, 17 de junho de 2016

Sobre Futebol freestyle


                             


Futebol Freestyle é uma variante do futebol em que um jogador realiza manobras (tricks) com uma bola ou a equilibra em várias as partes do corpo,ele se baseia na arte de compor sequências de manobras, tentando unir controle, criatividade e dificuldade utilizando o corpo todo em interação com a bola. É um esporte que vem se desenvolvendo rapidamente, que está ganhando seu espaço se consolidando como um esporte de alto nível e ganhando novos praticantes a cada dia.

Também chamado de Street Style (Futebol Estilo Livre), é um modo de mostrar habilidades de várias maneiras, teve influências de Maradona e só ganhou importância de 2005 (aproximadamente) em diante, talvez pelos vídeos feitos pelos jogadores Ronaldinho Gaúcho e Cristiano Ronaldo, que tiveram grande repercussão na mídia. No entanto o praticante do freestyle não precisa ser um bom jogador de futebol, por ser considerado por alguns praticantes um esporte diferente, onde o que conta mais é a concentração, equilíbrio e perseverança. Os Freestylers, como são conhecidos, são pessoas com faixa etária de 13 a 35 anos.

"Freestylers" fazem várias apresentações, em programas de TV, eventos esportivos, eventos corporativos, feiras, shows, etc.

Devido ao seu rápido crescimento nos últimos anos o Futebol Freestyle já tem uma federação internacional, conhecida como F3, fundada em 2009 para representar o esporte e hoje conta a inscrição de 80 países em todo o mundo.

Em 2011 foi realizado na cidade de Kuala Lumpur em Singapura o primeiro campeonato mundial realizado pela Federação internacional de Futebol Freestyle com 16 atletas de várias partes do mundo, no qual o atleta inglês 'Andrew Henderson' sagrou-se campeão.

O Brasil teve sua Federação fundada em setembro de 2010, a Federação Brasileira de Futebol Freestyle, também conhecida pela sigla FBFF, realizou o primeiro campeonato brasileiro de futebol freestyle em agosto de 2011 na cidade de São Paulo e sagrando o atleta 'Pedro Oliveira' como o 1º campeão brasileiro de Futebol Freestyle em um campeonato oficial no Brasil em uma final contra o capixaba Murilo Pitol. Em julho de 2012 foi realizada a 2ª edição onde, novamente, o atleta 'Pedro Oliveira' sagrou-se campeão brasileiro (bicampeão) na final contra Jonathas Bonela.

Entretanto existem outros campeonatos realizados ao redor do mundo e no Brasil por empresas e/ou marcas como a SONY e a RED BULL que tem um grande interesse neste esporte por ser um esporte que impressiona muito visualmente e trazem um grande retorno em publicidade para as empresas que investem em campeonatos da modalidade.

O Futebol Freestyle é um esporte muito complexo com um número incontável de combinações, manobras e variações existentes e que cresce e se desenvolve mais a cada dia.

Dentro do futebol freestyle o praticante pode realizar manobras de várias maneiras, sentado, deitado, com a bola no chão, etc. E para facilitar a compreensão do esporte e suas variáveis, as manobras ficaram dividas em basicamente 4 estilos diferentes, Sit Down, Upper, Lower e Ground Moves.

Sit Down

é o estilo que se faz sentado se utilizando muito de tricks rápidas e de variações bem características do Sit Down como o uso da canela e da sola dos pés. No Sit Down no começo fazia uso muito das variações copiadas do Lower mais em pouco tempo desenvolveu suas próprias características.

O Upper

se consiste em realizar manobras com a parte superior do corpo (cabeça, ombros, peito, nuca e rosto). No Upper basicamente se utiliza de muito controle e equilíbrio, as tricks são basicamente o nome em inglês de cada parte do corpo onde se equilibra a bola.
Lower

O Lower

é o estilo que se faz em pé com a parte inferior do corpo. As manobras são realizadas utilizando os pés, joelhos, calcanhares e canela. O Lower é o estilo mais conhecido do Futebol Freestyle, no lower existe uma variação muito grande de tricks e de estilos diferentes. As manobras mais simples concentram-se geralmente em passar a perna entorno da bola. Novas manobras são criadas a partir da combinação das já existentes e tudo varia de acordo com a criatividade e estilo de cada um.


Ground MovesGround

Moves são tricks realizadas com a bola em contato com o chão. O Ground Moves é muito conhecido pois o estilo é baseado em movimentos feitos como se estivesse driblando um oponente. Grande parte dos praticantes do Ground Moves são os Freestyler’s que além de praticar o Futebol Freestyle também gosta muito e faz o chamado Street Soccer que é um futebol adaptado onde se vale mais dribles do que gols.


 

 



 



Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_freestyle

Nenhum comentário:

Postar um comentário