De onde veio o motocross
Depois da invenção de Daimler, surgiram várias invenções pela Europa, aprimorando e modernizando, principalmente o motor, até chegarem em algo similar ao que temos hoje.
Os ingleses, que apaixonados por motocicletas, em 29 de novembro de 1897 em Surrey, subúrbio de Londres, organizaram a primeira corrida a “Motorcycle Scrambles”, sendo essa o começo para a modalidade Freestyle que nós conhecemos. Somente anos depois, o motocross foi reconhecido como uma prática esportiva, sendo até hoje uma das formas mais populares de corrida com motocicleta.
A origem da propagação
De origem francesa, Motocross é a junção de “motorcycle” com “cross country”, também conhecido como MX ou moto X, é um esporte radical que consiste em guiar uma motocicleta numa pista ou caminho que apresenta diversos obstáculos. Com adeptos em todo o mundo, essa modalidade nasceu na Inglaterra no início do século XX, sendo primariamente definida como uma corrida de alta velocidade sobre duas rodas praticada em circuitos de terra fora da estrada.Desde o surgimento do moto X até hoje, muitas foram as mudanças que deixaram as competições ainda mais emocionantes, como a utilização de pistas de curta distância e com irregularidades mais acentuadas.
Confira o vídeo do Campeonato Mundial de Motocross no Circuito del Valles, Espanha em 1970
As motos mudam conforme a modalidade
As motos utilizadas para encarar os percursos também passaram por melhorias. No início, a modalidade era praticada com modelos ingleses que, apesar de terem sofrido algumas modificações, continuavam pesados e pouco ágeis para enfrentar os desafios das estradas. Nesse sentido, um dos nomes de destaque na história desse esporte é o do piloto inglês Brian Stonebridge, que foi a primeira pessoa a construir uma moto específica para o MX. Para isso, ele fez uso de um motor de 197 cm³.Atualmente as máquinas utilizadas são do estilo enduro, que tem como principal característica a resistência, o que as torna ideais para serem pilotadas em terrenos cheios de imperfeições.
A chegada do Motocross no Brasil
Após os ingleses conquistarem o auge da popularidade no motocross, países como Suécia e Bélgica se destacaram pela qualidade de seus competidores. Já no Brasil, o esporte teve maior visibilidade na década de 1980 com a chegada dos pilotos norte-americanos Rodney Smith e Kenny Keylon, que vieram para participar de competições nacionais. Eles introduziram no país um estilo mais ousado de guiar, com manobras radicais e agressivas, diferente dos europeus.Motocross e outras modalidades, como funcionam
Uma prova de Motocross costuma acontecer em circuitos fechados, sendo esse de 1500 a 2000 metros, sendo divida em várias baterias de 30 minutos, aproximadamente, cada. É uma prova com muitas surpresas cheias de obstáculos naturais, que lançam o piloto muito alto nos pontos mais radicais. As pistas são largas, o que possibilita a largada em conjunto de todos os participantes.Do Motocross surgiram várias outras modalidades como por exemplo:
Supercross: tem pistas menores e obstáculos criados, é uma modalidade bastante dinâmica com uma grande quantidade de saltos.Enduro: muito parecido com o Motocross, mas como o próprio nome já diz requer mais tempo, a pista é maior, podendo chegar até quatro mil metros e ganha quem chega primeiro.
Cross-country: nessa modalidade o percurso normalmente é feito em trilhas, pois tem em torno de vinte quilômetros. É uma prova de resistência, na qual, os pilotos terão no seu caminho os mais diversos tipos de obstáculos naturais, como rios, pedras, poeira, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário