Surfando com skimboard
Unindo alguns esportes radicais, o skimboard é a escolha certa para quem está atrás de muita diversão e adrenalina.
Você provavelmente já foi em alguma praia e se deparou com alguém surfando ao contrário. Parece brincadeira, mas é isso mesmo. Enquanto no surf corre-se da onda para praia, no skimboard o caminho é o contrário, indo da praia para o mar. Isso explica o nome que o esporte ganhou na Bahia: frus, ou seja, surf ao contrário.
Mas essa modalidade que engloba esportes como skate e snowboard, além do kite surf, é muito mais velha do que se pensa. Surgiu por volta da década de 1930 em Laguna Beach, Califórnia, meca do esporte. Diz a lenda que os salva-vidas usavam as pranchas para chegarem mais rápido ao local de salvamento.
Quem amou de fato a inovação foram as crianças, já que as pranchas de surf convencionais eram pesadas e dificultavam o aprendizado. As pranchas de skimboard eram feitas inicialmente de madeira e em formato arredondado, ganhando o apelido de sonrisal, usado até hoje no Brasil.
Foi somente nos anos 70 que o esporte chegou ao Brasil, trazido por militares brasileiros que moravam nos Estados Unidos. Não demorou muito para que conquistar todo o litoral brasileiro, tornando-se febre em muitos estados. Acredita-se que somente em nosso país existam mais de 10 mil praticantes. Por não precisar de ondas grandes, o skimboard é praticado em qualquer praia e até mesmo em piscinas artificiais.
Hoje o sonrisal está em quase todos os continentes, ganhando cada vez mais adeptos e fãs. As manobras também estão mais ousadas, existindo muitos campeonatos internacionais e nacionais para premiar os melhores. Muitas vezes são usados obstáculos e barreiras para deixar a disputa mais agitada.
Bill Bryan é tido como a lenda do esporte:
Então não perca tempo, o skimboard, ou sonrisal, é a escolha certa para todas idades que buscam diversão, seja para brincar ou para mandar manobras ousadas. Pegue sua bermuda de surf e vá curtir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário