sexta-feira, 11 de março de 2016

Skatista testa pista do novo centro de esportes radicais de SP

Centro será inaugurado pela Prefeitura na Marginal Tietê.
Pistas poliesportivas do novo centro esportivo atendem skate, bike e patins.

São Paulo vai ganhar seu primeiro complexo público de esportes radicais no dia 26 de março, segundo a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. A prefeitura havia informado que o local seria inaugurado neste sábado (12), mas afirma ter adiado por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade na madrugada desta sexta-feira (11).
O Centro de Esportes Radicais, construído na Marginal Tietê, na altura do Bom Retiro, região central da cidade, terá pump tracks, que são pistas que atendem skate, bike BMX, patins e patinete, mas não há nenhuma pista exclusiva de nível técnico intermediário ou avançado para o skate no parque.

Embora comemorem o novo espaço, skatistas ouvidos pela reportagem dizem continuar sem pista de qualidade e pedem reformas. A cidade de São Paulo tem cerca de 154 pistas públicas para 500 mil skatistas, segundo a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.
Mini Hemp para nível iniciante construída no Centro de Esportes Radicais (Foto: Vivian Reis/G1) 
Mini Ramp para nível iniciante construída no Centro de Esportes Radicais (Foto: Vivian Reis/G1)
Todo o centro esportivo, que custou cerca de R$ 13,4 milhões, segundo a Prefeitura de São Paulo, é um parque voltado para a formação de atletas. O parque agrega esportes pouco convencionais, abrigando ainda o único ginásio de sumô fora do Japão, além de ser vizinho do estádio de beisebol Mie Nishi.
O atleta e construtor de pistas Blue Herbert, que pratica BMX (bicicleta de aro 20 geralmente sem freio) há cerca de 20 anos, projetou as três pistas de pump track do complexo de diferentes níveis técnicos: iniciante, intermediário e avançado. "O sonho é que este tipo de pista não seja mais novidade dentro de dois anos e que haja demanda suficiente para um parque um pouco maior".
Pump Track, pista poliesportiva que atende bike, skate e patins, construída para o nível técnico intermediário. Há ainda pistas para níveis básico e avançado (Foto: Vivian Reis/G1)Pump Track, pista poliesportiva que atende bike, skate e patins, construída para o nível técnico intermediário. Há ainda pistas para níveis básico e avançado (Foto: Vivian Reis/G1)
O empresário Jean Wainer, que pratica parkour há 12 anos, desenhou a pista de 650 m² da modalidade no centro esportivo, a primeira do Brasil. "Para construi-la, me baseei nos obstáculos que vemos nas ruas. Esse esporte nos ensina a reconhecer riscos e enfrentar dificuldades. Ele exige criatividade dos praticantes para trabalhar com os desafios de infinitas formas diferentes", explica.
Pista de parkour terá muros e plataformas de diversas alturas e formatos (Foto: Vivian Reis/G1)Pista de parkour terá muros e plataformas de diversas alturas e formatos (Foto: Vivian Reis/G1)
O skatista e músico Lobão, saiu de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, para conhecer o espaço. Ele gostou da versatilidade das pistas e da localização do centro esportivo, mas sentiu falta de um espaço específico para o skate. "Tem um mini ramp para iniciantes, mas não há obstáculos para o skate", afirma.
Skatista e músico Lobão manobra em pista poliesportiva, que atende bike, skate e patins, no novo Centro de Esportes Radicais. Ele gostou da versatilidade das pistas, mas sentiu falta de espaço específico para o skate (Foto: Vivian Reis/G1)Skatista e músico Lobão manobra em pista poliesportiva, que atende bike, skate e patins, no novo Centro de Esportes Radicais. Ele gostou da versatilidade das pistas, mas sentiu falta de espaço específico para o skate (Foto: Vivian Reis/G1)
Lobão contou que enfrenta dificuldades em encontrar uma pista adequada para a prática do esporte onde mora.
Em 2012, com autorização da Subprefeitura de Itaquera e os recursos de uma empresa, os skatistas da região revitalizaram uma praça que estava abandonada. 


"Criamos obstáculos, pintamos a praça, reunimos mais de cinco mil pessoas no primeiro evento, e no final não tinha uma bituca ou copinho fora do lixo", conta o músico de 35 anos, que pratica skate no local, conhecido como Praça da Estação.
Itaquera não tem lugar para andar de skate. Os desenhos são obsoletos e os obstáculos estão sempre padronizados, isso pela falta de comunicação com os skatistas"
Vinicius Luiz Oliveira, skatista e eletrotécnico morador da Cohab II de Itaquera
De acordo com Lobão, além dos skatistas, moradores da região passaram a frequentar o espaço revitalizado, até que com a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, a prefeitura teria quebrado alguns obstáculos, instalado postes de energia no meio da pista e tornado o local uma praça de alimentação com barraquinhas de comida. 


"A Copa realmente ajudou a 'quebrada', mas explicamos para a subprefeitura que poderíamos fazer a gestão do espaço. Não adiantou, o espaço gourmet também não funcionou e agora está tudo jogado por lá. Era para estar dos sonhos", lamenta.
Praça da Estação, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, foi revitalizada por skatistas, mas transformada em praça de alimentação para a Copa do Mundo de 2014 (Foto: Vivian Reis/G1)Praça da Estação, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, foi revitalizada por skatistas, mas transformada em praça de alimentação para a Copa do Mundo de 2014 (Foto: Vivian Reis/G1)
Skatistas que praticam a modalidade em outras pistas de Itaquera também cobram atenção. O eletrotécnico Vinicius Luiz Oliveira, que pratica skate desde os doze anos, acompanha as obras na Praça Brasil, localizada na Cohab II Itaquera.
Segundo ele, a subprefeitura prometeu uma pista ainda em março, se as chuvas não atrapalharem tanto o andamento das obras.
"Estou acompanhando porque a promessa vem de vários mandatos. Itaquera não tem lugar para andar de skate. Os desenhos são obsoletos e os obstáculos estão sempre padronizados, isso pela falta de comunicação com os skatistas", afirma Oliveira.  "A região é carente e tem muito talento desperdiçado pela falta de 'pico'", acrescenta.
O skatista Deyverson Silva dos Santos, o Dido, também acompanha o desenvolvimento do projeto. "Nos disseram que não tem verba para o projeto inicial, que era maior, e que no máximo fariam algo simples com o dinheiro disponível", conta Dido.
"Não sei nem se seria um apelo ou uma afirmação de direito, mas nós gostaríamos de um espaço adequado para prática de skate em Itaquera. Queremos que nos escutem e que tenham mais compaixão pelos moradores daqui do bairro", completa.
Skatistas da Cohab II acompanham obras na Praça Brasil que, segundo eles, tem projeto de pista há mais de dez anos (Foto: Reprodução/Dido)Skatistas da Cohab II acompanham obras na Praça Brasil que, segundo eles, tem projeto de pista há mais de dez anos (Foto: Reprodução/Dido)
A Subprefeitura de Itaquera informa que apoia a prática do esporte em todas as praças do bairro.
Sobre a Praça da Estação, a subprefeitura diz que o espaço não é dedicado exclusivamente a skatistas e por isso também abriga um espaço gastronômico aos finais de semana.

Em relação à pista da Praça Brasil, a subprefeitura explica que os trabalhos foram retomados nesta semana e que a previsão de conclusão é de aproximadamente um mês.
Muitas das pistas da cidade ficam inutilizadas por conta da falta de manutenção e de consultoria especializada na elaboração dos projetos, de acordo com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Skate, Edson Scander.


"Não existe um padrão técnico mundial para construir pistas, mas é preciso o acompanhamento de quem pratica skate, que tenha esse knowhow, para não expor os praticantes a riscos", explica.
O vice-presidente da Federação Paulista, Márcio Baggio, acredita na importância de reativar espaços abandonados. 


“Os brasileiros ainda não conhecem seus campeões. Sandro Dias, Bob Burnquist, Luan de Oliveira, Pedro Barros, Ferrugem. A maior cidade do país deveria ter a maior estrutura para o skate”, defende. “Se houveram polêmicas sobre o uso da Praça Roosevelt, da Avenida Paulista e dos parques do Ibirapuera e da Independência é sinal de que tem muito skatista para pouca área”, continua.

Fonte:http://g1.globo.com.br

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