Você já ouvi falar do
Tchoukball? Pois então, ele é uma mistura entre handebol, futebol e a
Pelota Basca. A prática se caracteriza por não permitir nenhuma forma de
agressão corporal entre os atletas, além de ser um esporte muito
receptivo para qualquer idade e condicionamento físico. Ficou curioso?
Então continua com a gente na matéria para saber sobre essa curiosa
modalidade.
O esporte foi desenvolvido pelo médico Hermann Brandt, que durante o seu trabalho, deparou-se com inúmeros casos de atletas que se lesionavam em decorrência de movimentos inadequados à fisiologia humana e às agressões presentes nos jogos. Para reverter essa situação, o médico criou uma modalidade mais saudável e que promove o espírito de ajuda entre os jogadores.
Bom, vamos explicar como funciona. O Tchuckball é um jogo coletivo com duas equipes de sete jogadores e um quadro semelhante a um trampolim, de cada lado da quadra. O objetivo é fazer a bola rebater no quadro e cair no chão, sem que a outra equipe recupere. Durante toda a partida, nenhum dos jogadores têm o direito de interceptar a jogada ou atrapalhar o adversário, tanto no ataque como na defesa.
Apesar de não ser muito conhecido, o Tchoukball é cada vez mais praticado nas aulas de Educação Física, por ser bastante lúcido e recreativo e já têm até um campeonato mundial. Dá uma conferida no vídeo com algumas das melhores jogadas do campeonato masculino europeu:
No Brasil, o Tchoukball chegou em 1987 e atualmente existe até uma associação brasileira do esporte, que vem ganhando cada vez mais destaque internacionalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário