Taí um homem que entende de slackline: David Lama © Manuel Ferrigato/Red Bull Content Pool
Imagine uma pequena faixa de corda horizontal, ligeiramente solta, pendurada entre duas árvores. Agora, imagine-se você se equilibrando, pulando, dando cambalhotas ou apenas caminhando sobre ela. Bem-vindo ao mundo do slackline, um esporte de aventura que para além da diversão também o fará ficar em forma.
Visto antigamente como uma brincadeira do nicho dos escaladores (foram eles que inventaram o esporte na Califórnia dos anos 70), o slackline é hoje utilizado por todo o tipo de pessoa. De iniciantes espalhados pelos parques, tentando se equilibrar a meio metro de distância do chão, àqueles do tipo Nathan Paulin, que estabeleceu um recorde mundial de longline (slackline de grandes distâncias) com mais de 1.000 metros de corda.
Selecionamos, abaixo, oito dos diversos benefícios que este divertido exercício pode lhe proporcionar:
1. Melhora o seu equilíbrio
Retrato de uma profissional © Krystle Wright
Afinal, trata-se de manter o equilíbrio sobre uma linha bamba, esteja esta linha suspensa a poucos metros do chão ou a milhares de metros no ar. Equilíbrio e estabilidade são parte integral de muitos esportes de aventura, incluindo a corrida sobre trilhas, o esqui, o stand-up paddle e a escalada. Para obtê-los, uma boa consciência corporal é necessária, algo particularmente crucial quando se precisa de equilíbrio sobre uma montanha, por exemplo.
2. Fortalece o seu abdômen
Pablo Signoret possui muito (muito!) equilíbrio © Pierre Chauffour
Para aqueles que odeiam fazer abdominal mas gostariam de fortalecer os músculos do abdômen, o slackline pode ser a sua saída. Estar sobre a corda significa manter todo o equilíbrio no centro do corpo, forçando os seus braços e abdômen a manterem o prumo certo. Quando mais definido o abdômen, menos você irá precisar utilizar os braços para se manter na linha.
É comum sentir uma queimação no começo. Harry Cloudfoot, instrutor de slackline londrino comenta: "Nas primeiras seis semanas, você irá testar a força do abdômen. Depois disso, o corpo geralmente se adapta e você começa a sentir menos dor na região central".
3. É meditativo
A concentração é a alma do negócio © MirjaGeh.com Photography
Caminhar sobre um slackline é por vezes descrito como "uma meditação em movimento", onde se entra num estado de "seguir a corrente", com a mente clara e focada para se conseguir chegar ao outro lado da linha. Isso vale ainda mais quando se trata do longline (grandes distâncias) ou do highline (grandes alturas) - as versões mais intensas deste esporte.
Harry Cloudfoot comenta: "Quando se começa no slackline, sua mente fica realmente ocupada pensando como manter o equilíbrio, de modo que é muito difícil mantê-la limpa. É preciso focar-se na respiração, calar a mente tagarela. É assim que se alcança o estado meditativo sobre um pedaço fino de linha, o que o levará a se tornar melhor no slackline".
4. Pode ajudar a diminuir a dor nas costas
Alex Mason se exercitando através das piruetas © Andy Mann/Red Bull Content Pool
Os músculos das costas também estarão à prova nos primeiros treinamentos da sua carreira como slackliner - isso poderá ajudá-lo a fortalecer a região e diminuir possíveis dores futuras.
O músculo quadrado lombar é um grande causador de dores nas costas, e trabalhá-lo sobre a corda o ajudará a estabilizar o seu quadril e a sua espinha. Já os músculos da espinha dorsal na base das costas também vão queimar enquanto se usa os glúteos (vulgo bumbum) para manter o quadril estável.
Pesquisas mostram que o slackline possui um efeito positivo na postura. Otto Von Arx, consultor ortopédico em cirurgia espinhal no Hospital Circle Bath, no Reino Unido, comenta: "Qualquer proposta que aumente a estabilidade dos músculos abdominais, como por exemplo o slackline, pode melhorar as dores nas costas".
5. Faz trabalhar as pernas
Pernas para que as quero: Pedro Rafael Marques © Mauro Puccini/Red Bull Content Pool
Pressionar a corda utilizando as pernas permite maior estabilidade e mantém o seu equilíbrio sobre a linha. Isso também significa que os músculos da sua perna irão trabalhar, especialmente se você é um(a) novato(a) no esporte, enquanto seu corpo se ajusta a esta nova modalidade. Você irá constantemente se inclinar e flexionar os joelhos. Imagine-se mantendo-se durante alguns bons minutos numa posição de agachamento - é mais ou menos isso.
6. Previne possíveis contusões
Caminhando sobre um espelho © MirjaGeh.com Photography
Slackline previne possíveis contusões, incluindo contusões comuns nas pernas. Pesquisas mostram que o slackline melhora a estabilidade das juntas dos joelhos. De acordo com o professor M. Brennan Harris da Faculdade William and Mary em Williamsburg, EUA: "Estudos baseados em treinamentos tradicionais com o equilíbrio indicaram que exercícios de estabilidade podem previnir contusões na parte inferior das pernas, nos joelhos e tornozelos".
7. Ajuda na reabilitação
É tudo uma questão de detalhes © Krystle Wright
O slackline não apenas ajuda a acelerar fisicamente alguém durante uma recuperação, como também oferece aos atletas uma melhoria relâmpago quando sofrem alguma contusão. Harry Cloudfoot começou a praticar o esporte em 2011, após um machucado. "O slackline me proporcionou um desafio de estabilidade. Eu comecei devagar e pouco tempo depois eu conseguia encostar nos dedos dos pés, inclinar-me para frente e realizar agachamentos. No lado psicológico, era algo que eu conseguia fazer, algo que mantinha o meu cérebro motivado e otimista. Isso com certeza ajudou a minha recuperação".
8. É portátil e versátil
Preparando a linha para a travessia © Pierre Chauffour
Uma das melhores coisas sobre o slackline é que ele é um esporte móvel: você apenas precisa da fita, dos cinturões de segurança para predê-los a uma árvore e estabelecer a tensão correta. Poder levar este esporte na sua mochila significa mais possibilidade de prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário